sábado, 20 de outubro de 2007

REUNI


Continuo revoltado com a situação do País. Isso está me aflingindo.. me sufocando !! Antes de falar o que realmente iria falar.. é bom dar uma pausa e um P.S. para a questão da cpmf.. que é o assunto da semana né ??! Estou indignado !! Alias, nem mais isso pra falar a verdade !! Porque pra mim já se tornou algo patético !!! Só quero ver no que vai dar !! Eu só sei é que estão de marcação serrada em cima dos "trafica".. tudo bem, mas prender esses salafrários corruptos e desonestos que é bom.. nada !!! Bom, voltando ao que eu ia falar.. tô aqui pensando na situação das Universidades Federais. Hoje pela manhã lí no Uol que os alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão ocupando a reitoria da instituição para protestar contra a decisão do Conselho Universitário de mudar todos os cursos para o campus Ilha do Fundão. Isso me fez lembrar mais uma vez a questão da ocupação da Reitoria da nossa UFBA (Universidade Federal da Bahia) em protesto contra a adesão ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). E para esclarecer um pouco o que está acontecendo por aqui... com a voz, os estudantes:


"Discutir Assistência Estudantil e Universidade Pública, naturalmente, levou-nos ao debate do decreto presidencial nº 6.096, de abril de 2007, o REUNI. O governo federal sinalizou com este decreto a execução de um novo modelo de universidade para as instituições federais de ensino superior. Sob o pretexto – legítimo – de ampliação do acesso às universidades, o REUNI atribui metas produtivistas de desempenho às instituições federais; prevê a duplicação da entrada de estudantes com ampliação – pífia – de apenas 20% dos recursos para contratação de professores e técnicos administrativos e para ampliação da estrutura física para os próximos cinco anos; prevê a reformatação da estrutura acadêmica atual, com a inclusão de ciclos básicos separadas do ciclo profissionalizante sob o pretexto já presente no projeto Universidade Nova de profissionalização precoce; ignora a falta de assistência estudantil como principal motivadora dos altos índices de evasão e trata apenas sumariamente de itens relevantes e vitais da universidade, como pesquisa, extensão e a própria assistência estudantil. Em resumo, o REUNI é um decreto presidencial com o intuito deliberado de precarizar ainda mais o ensino público superior brasileiro e de expulsar definitivamente os estudantes de baixa renda de dentro da Universidade Pública. Abstermo-nos da discussão do REUNI, portanto, seria incoerente com o nosso debate sobre assistência estudantil e universidade pública. Assim, manifestamo-nos contra o REUNI, contra este mais novo atentado contra o ensino público brasileiro."


Dignidade para nossas Universidades e para nosso aprendizado !!!! É o que pedimos para o Governo !! É um pedido mais que justo !!!!

Nenhum comentário: